Estação Nuta !

.

.

Dona Nuta

Nuta Bartlett James (Alegrete8 de maio de 1885 — Rio de Janeiro6 de abril de 1976), ou Benevenuta Monteiro James, foi uma revolucionária e feminista brasileira.
Vida
Quando Nuta Bartlett James nasceu, na zona fronteiriça do Uruguai e Argentina, o segundo Império Brasileiro vivia seus últimos dias, com duas campanhas populares nas ruas empolgando o povo e as forças armadas: as da abolição e da república.
Nuta James era neta dos barões de São Borja. Seu avô paterno, Victorino José Carneiro Monteiro, o Barão de São Borja, por exemplo, era um valente militar, que, embora nascido no Recife, participou de campanhas memoráveis como a do Uruguai e, por fim, a do Paraguai, tendo antes combatido em Pernambuco, em Panelas, Miranda e Jacuípe.
Era filha de Victorino Ribeiro Carneiro Monteiro, que representou sua terra natal, o Rio Grande do Sul, na Assembléia Constituinte Republicana, em 1891.
Educada no Colégio Sion, de Petrópolis, Nuta James contraiu matrimônio em 1911 com o jovem Bartlett George James (de onde herdou o sobrenome), de origem inglesa, e eleito deputado federal pelo então Distrito Federal.
O casal integrou-se de corpo e alma à campanha de Nilo Peçanha à Presidência da República. Com a derrota de Nilo Peçanha ante à máquina de corrupção do governo, a casa dos Bartlett James em Todos os Santos transformou-se num foco de resistência à prepotência do governo de Epitácio Pessoa, culminando com o levante dos 18 do Forte e da Escola Militar de Realengo, ambos sufocados. O marido foi levado preso para a Ilha Rasa, onde ficou incomunicável e a polícia do célebre Marechal Fontoura, já no governo de Arthur Bernardes, tentou invadir sua casa, a pretexto de encontrar bombas. Dona Nuta Bartlett James reagiu à bala, sendo levada para a casa de detenção, onde ficou dois meses e meio encarcerada, enquanto o marido permaneceu preso por 26 meses.
Devotada à reforma social do Brasil pelas armas, participou do movimento revolucionário de São Paulo, em 1924, sob a chefia do velho general Isidoro Dias Lopes. Entre 1922 a 1930, Dona Nuta Bartlett James participou de várias conspirações. Mais uma vez o marido foi preso às vésperas da Revolução de 1930, com a qual estava fortemente comprometido. O antigo deputado federal foi levado preso para a casa de detenção em companhia de um filho menor.
Com a capitulação do governo de Washington Luiz, a 24 de outubro de 1930, Dona Nuta Bartlett James dirigiu-se sozinha à casa de detenção para libertar o esposo e o filho e, ante o sumiço do diretor do presídio, o casal assumiu a direção da penitenciária, evitando a fuga dos presos comuns.
Durante algum tempo prestigiou o governo provisório de Getúlio Vargas, porém, quando estourou o Movimento Constitucionalista em 1932, aderiu à revolução paulista. Vitorioso o governo, Getúlio Vargas encontrou as portas abertas para implantar o Estado Novo, em 1937, e nunca mais o casal manteve relações políticas com Getúlio.
Viúva em 1939, iniciou uma verdadeira via-crucis para completar a educação dos nove filhos, conseguindo encaminhá-los à sociedade. Só em 1954, com a redemocratização do país, Dona Nuta voltou ao cenário político, participando da fundação da União Democrática Nacional, pela qual disputou uma cadeira de deputado federal, sem êxito, embora tenha obtido expressiva votação.
Sempre na primeira linha das campanhas udenistas, lutou por Eduardo GomesJuarez Távora e Jânio Quadros. Foi um dos soldados da batalha de "O Petróleo É Nosso", cujos comícios, com a presença de Dona Nuta Bartlett James, acabavam sempre dissolvidos à pata de cavalo pela polícia. Pelo seu entusiasmo, foi eleita para o diretório nacional da UDN. Participou ativamente das campanhas de 1945, que derrubou Getúlio Vargas, e de 1964, que culminou com a vitória do movimento militar.
Sua última presença na vida política foi em 1974, quando defendeu a eleição de seu filho Victorino James, eleito por grande maioria dos votos.
Faleceu a 6 de abril de 1976, em plena lucidez.
Homenagens
·         Colégio Estadual Nuta Bartlett James, no município de Nilópolis, no estado do Rio de Janeiro.
·         Avenida Nuta James, situada no bairro da Barra da Tijuca, próxima a Avenida Armando Lombardi, cidade do Rio de Janeiro.
·         Rua Benevenuta Bartlet James, situada no centro de Florianópolis, Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...